sexta-feira, 23 de setembro de 2016

Núcleo Prema na Mostra Caldeirão´27




WORKSHOP ABHINAYA A CONSTRUÇÃO DE UM CORPO NARRATIVO
COM IRANI CIPPICIANI
ESPAÇO CALDEIRÃO
Av. Min. Laudo Ferreira de Camargo, 476 Jd. Peri-Peri (Butantã)
DIA: 08/10 DAS 10H ÀS 13H
PÚBLICO ALVO: Maiores de 14 anos.
Nº VAGAS: 15

Oficina prática-teórica voltada para bailarinos e atores interessados ter um primeiro contato com o Abhinaya, apoiado em estudos do Natyasastra e Abhinaya Darpanan, além de outras obras de referência. Abhinaya é o elemento expressivo e emocional presente em todas as formas clássicas de dança indiana. É através dele que o ator-bailarino comunica, com seu corpo e seus movimentos, a vida interior de suas personagens e do poema utilizando para tanto um código muito preciso de gestos e expressões faciais. Esta oficina tem por objetivo principal transmitir os conceitos fundamentais presentes nesta abordagem da técnica e investigar modos de criação e composição coreográfica a partir de poemas de Rabindranath Tagore. 





ESPETÁCULO ORÈ YÈYÈ O, OXUM TARANGAM
DIA: 08/10 Sab
HORÁRIO: 20h
LOCAL: ESPAÇO CULTURAL CALDEIRÃO
Av. Ministro Laudo Ferreira de Camargo, 476  
Jd. Peri-Peri (Butantã)
INDICAÇÃO ETÁRIA: livre

Coprodução Brasil/Índia representada pelo Núcleo Prema e a Triveni School of Classical Dances, com apoio do Ministério da Cultura (Programa de Intercâmbio e Difusão Cultural – SEFIC), produzido em 2013.
“Orè Yèyè O, OxumTarangam” é um solo coreografado por Maya Vinayan (Índia) e interpretado por Irani Cippiciani (Brasil), atriz e bailarina que há 18 anos dedica-se à pratica das danças clássicas indianas nos estilos Bharatanatyam, Kuchipudi e Mohiniyattam.
Este espetáculo propõe uma fusão entre as culturas brasileira e indiana. Tradicionalmente, as danças indianas narram diversas histórias da mitologia hindu. O diferencial deste espetáculo consiste justamente em utilizar esta estrutura dramática para contar histórias provenientes de nossa cultura.
Para tanto, escolhemos a mitologia afro-brasileira e dentro dela diversos mitos do Orixá Oxum. O espetáculo segue a estrutura do estilo de dança dramática indiano conhecido como Kuchipudi e da música Carnática, próprios do sul da Índia. A trilha sonora original foi composta especialmente para esta produção por músicos indianos e é cantada em português favorecendo um contato mais direto entre a plateia e esta tradição milenar de ‘contar histórias através do corpo’.

FICHA TÉCNICA

Concepção Geral -  Irani Cippiciani
Música e Letra - Irani Cippiciani
Coreógrafa -  Maya Vinayan
Dançarina -  Irani Cippiciani
Fotos  - Keila Mendes

Músicos:

Mridangam -  K. S. Sudhaman
Flauta -  S. Sunil Kumar
Veena -  Mudikondan Ramesh
Nattuvangam -  Maya Vinayan
Voz -  Irani Cippiciani

Núcleo Prema no Sesc Interlagos

APRESENTAÇÃO GRATUITA DO ESPETÁCULO 'ORE YEYE O, OXUM TARANGAM' NO SESC INTERLAGOS, DIA 01/10, ÀS 16H00.



quinta-feira, 21 de julho de 2016

Núcleo Prema no Sesc Santo Amaro em 27 de Agosto.


No dia 27 de agosto, às 17h, na Praça do Sesc Santo Amaro 'VANDANAM TE' com o Núcleo Prema.





Apresenta

 VANDANAM TE

OFERECEMOS  NOSSAS     PRECES        VOCÊ


ESPETÁCULO EM GRUPO DE DANÇA CLÁSSICA INDIANA
ESTILO BHARATANATYAM

Na Índia existe uma expressão comumente repetida pelos bailarinos que diz: “Nós somos apenas o veículo, quem dança é Deus”. Nesta simples frase está contida uma das verdades mais significativas acerca das Danças Clássicas Indianas: seu profundo sentido de Religiosidade e Devoção.
Através dos milhares de anos e de todas as mudanças sofridas na Índia e na própria Arte da Dança, essas duas coisas, Devoção e Religiosidade, ainda continuam a existir como dois fortes pilares que sustentam estas tradições milenares e desenham sua história dentro e fora da Índia, até chegar aos dias de hoje.
Até chegar aqui, no Brasil, onde um número cada vez maior de adeptos se aventura a estudar e praticar essas formas de dança ainda que seu universo cultural seja tão distante do nosso. O que motiva essas pessoas? Dentre muitas possibilidades de resposta, podemos destacar uma: o profundo sentido ritualístico que existe nessas danças e que pode ser captado por qualquer ser humano sensível, independentemente de sua cultura ou língua.
Essa conexão de alma, que vai além da própria religião em si, sempre foi e sempre será um forte imã para o coração humano. E toda arte que se propuser a caminhar nesse território será sempre extremamente sedutora, ainda que as verdadeiras razões desse fascínio pareçam desconhecidas.
Este espetáculo se propõe a refletir esse universo trazendo aos palcos o que de mais representativo no Estilo de Dança Clássica Indiana conhecido como Bharatanatyam, revelando toda sua dimensão poética, estética, filosófica e ritual.



VANDANAM  TE  é um espetáculo que, através da arte da dança, busca  resgatar  nossa  conexão  com  esferas  mais  sensíveis  e  sutis  da existência humana. Algo que nos relembre nossa essência humana comum e imutável, e nos sirva de farol e acalento em tempos tão duros e sombrios.




O BHARATANATYAM é originário de Tamil Nadu, no sul da Índia e é caracterizado por movimentos geométricos, vigorosos e simétricos; construídos sobre uma tala (padrão rítmico executado pelos pés) muito complexa e precisa. É uma dança vibrante e sóbria que encanta justamente por sua altivez, mesclando elementos de dança abstrata e expressiva, para criar uma combinação perfeita entre dança, teatro, literatura e música.


FICHA TÉCNICA

Espetáculo: Vandanam Te Oferecemos nossas preces a você
Com: Núcleo Prema
Direção: Irani Cippiciani
Operação de Luz e Som: Edilson Castanheira Bailarinas: Barbara Vale Almeida, Camila Trindade, Laís Schalch e Mariana Cordeiro Serra
Estilo: Dança Clássica Indiana (Bharatanatyam) Duração: 50 min.
Faixa-Etária: livre


                     


CONTATOS

Tel: (11) 2548-0519 e (11) 98109-9090






quarta-feira, 20 de abril de 2016

Workshop e Palestra Gratuitos em SP

Queridos amigos, alunos e apreciadores das danças indianas, é com grande prazer que gostaria de convidá-los para algumas atividades gratuitas que serão oferecidas pelo Núcleo Prema no mês de maio, no Espaço Caldeirão, em São Paulo. Estas atividades fazem parte da contrapartida oferecida ao Programa de Intercâmbio e Difusão Cultural do SEFIC/MINC que me permitiu ir à Índia alavancar o processo de criação do próximo espetáculo da companhia. Todos são bem vindos! Agradeceria imensamente se pudessem me ajudar a divulgar entre seus amigos.