Livros, artigos e outros escritos

Tese e Dissertação:

 

1)     CIPPICIANI, I. (2020): Theru-K-Koothu: um olhar sobre as culturas teatrais populares do sul da Índia. Theru-K-Koothu: a look at the folk theatre cultures of south India. State University of Campinas (UNICAMP). https://doi.org/10.47749/T/UNICAMP.2020.1126910. 338 pp.

 

2)     CIPPICIANI, I. (2015) – Abhinaya: a construção de um corpo narrativo. O elemento expressivo do teatro e da dança na Índia. Abhinaya: The construction of a narrative body. The expressive element of drama and dance in India. State University of Campinas (UNICAMP). http://acervus.unicamp.br/index.asp?codigo_sophia=943005  . 209 pp.

 

 

Artigos publicados em períodicos acadêmicos:

 

1)       CIPPICIANI, I. (2025): Conceituações Sobre a Cultura Popular, a Comunidade Jongueira e a Entrada Desses Saberes nas Universidades. Cena[S. l.], v. 43, n. 1, 2025. DOI: 10.22456/2236-3254.138969. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/cena/article/view/138969

 

2)       CIPPICIANI, I. (2024): Tradições Afro-Brasileiras e Afro-Indígenas nas dobras do tempo. Urdimento - Revista de Estudos em Artes Cênicas, Florianópolis, v. 4, n. 53, p. 1–19, 2024. DOI: 10.5965/1414573104532024e128. Disponível em: Tradições Afro-Brasileiras e Afro-Indígenas nas dobras do tempo | Urdimento - Revista de Estudos em Artes Cênicas.



 

3)     CIPPICIANI, I. (2023): Teatro intercultural e interpolítico: ventos gelados do Norte, ventos quentes do Sul. Repertório[S. l.], v. 1, n. 39, 2023. DOI: 10.9771/rr.v1i39.45445. Disponível em: https://periodicos.ufba.br/index.php/revteatro/article/view/45445.

 

4)     CIPPICIANI, I. (2021): Narrativo, Expressivo e Simbólico: o que as mãos nos dizem em cena? Narrative, Expressive and Symbolic Gestures: What do hands tell us on the stage? Revista Moringa – Artes do Espetáculo, UFPB, v.12, n.2 (jul-dec/2021). ISSN 2177-8841. Vista do GESTO NARRATIVO, EXPRESSIVO E SIMBÓLICO (ufpb.br)

 

5)     CIPPICIANI, I. (2021): Gênero e Performance no Sul da Índia: da força da deusa à negação da mulher. Gender and performance in South India. The ambivalente female: from the goddess strength to the womne´s denial. Revista Conceição/Conception, Campinas, SP, v. 10, e021005,2021. ISSN 2317-5737. DOI:10.20396/conce.v10i00.8665552  

 

6)     CIPPICIANI, I. (2021): Theru-K-Koothu e o mundo desencantando: caminhos e descaminhos de uma tradição ritual. Theru-K-Koothu and the disenchanting world: paths and mispaths of a ritual tradition in Thematic Dossier: Curatorship of Performance and Healing Processes in Performing Arts. Revista Urdimento – Estudo das Artes da Cena 1(40) p. 1-24. ISSN 2358-6958. State University of Santa. https://doi.org/10.5965/1414573101402021e0108

 

7)     SOARES, M. CIPPICIANI, I.* (2015): A materialidade do Sagrado nas danças dramáticas indianas. The sacred materiality in Indian dramatic dances (V.2, N. 25, 49-71 pp). Revista Urdimento ISSN 2358-6958. State University of Santa Catarina (UDESC). http://dx.doi.org/10.5965/1414573102252015049

 

8)     CIPPICIANI, I (2013): O problema da transmissão do conhecimento no Ocidente-Oriente. The problem of knowledge transmission in the west-east. (V.2, N.2, 37-52 pp,37-52, DEC 2013). Revista Conceição/Conception ISSN 2317-5737. State University of Campinas/UNICAMP. http://www.publionline.iar.unicamp.br/index.php/ppgac/article/view/161/155

 

 

Livro:

 

1)     CIPPICIANI, I. (2016): Abhinaya: a construção de um corpo narrativo. Abhinaya: The construction of a narrative body. Notes for the contemporary performer. Ed. Prismas. 236 pp. ISBN 978-855507262-8. 

 

Capítulos de Livros:

1)     CIPPICIANI, I. (2023): For a gestual training to touch the subtle body in Intercultural Studies in Performing Arts. Curitiba: Editora CRV. ISBN DIGITAL 978-65-251-4696-6. P. 186-210).

 



2)     CIPPICIANI, I. (2023): Roots and new routes in Interdisciplinary Art-Based Practices. Problems and Possibilities. Proceedings of International Webinar 2022. Navyug Books International. P. 1-18, ISBN 978-93-93462-34-3.  


3)     CIPPICIANI, I. (2022): Por um treinamento gestual para tocar o corpo sutil. in Estudos Culturais em Artes Presenciais. Editora Prismas, 312 pp.     ISBN 978-65-251-3087-3.  P. 145-166.

 

4)     CIPPICIANI, I. (2019): A diáspora privilegiada: tateando os limites do interculturalismo entre Oriente e Ocidente. The Privileged Diaspora. Featuring the limits of interculturalism between East and West in Performing Bodies and Diasporas, Chapter 9, ed. 1, Paco Editorial, pp. 173-196. ISBN 978-85-462-1594-2. https://www.pacolivros.com.br/corpo-e-diasporas-performativas

 

5) IBAÑEZ, P. CIPPICIANI, I. WILDHAGEN, J.* (2014): Considerações sobre o ritual na cena contemporânea. Considerations on ritual in the contemporary scene in Myths and Symbols in the Contemporary Scene. Paco Editorial. pp.121-142, ISBN 978-85-8148-642-0. https://www.pacolivros.com.br/mitos-e-simbolos-na-cena-contemporanea-interlocucoes-oriente-ocidente

Nenhum comentário:

Postar um comentário