Apresenta
VANDANAM
TE
OFERECEMOS
NOSSAS PRECES À VOCÊ
Foto: Érico Cippiciani
Assista na íntegra:
https://www.youtube.com/watch?v=dIMtOFmhpkc
Foto: Érico Cippiciani |
Assista na íntegra:
https://www.youtube.com/watch?v=dIMtOFmhpkc
Com: Laís Schalch, Rafael Lemos, Irani Cippiciani, Mariana Cordeiro e Barbara Vale. Teatro Commune - 19/12/2016 Foto: Érico Cippiciani |
ESPETÁCULO EM GRUPO
ESTILO
BHARATANATYAM
Na Índia existe uma expressão comumente repetida pelos bailarinos que diz: “Nós somos apenas o veículo, quem dança é Deus”. Nesta simples
frase está contida
uma das verdades
mais significativas acerca das Danças Clássicas
Indianas: seu profundo sentido
de Religiosidade
e Devoção.
Através dos milhares de anos e de todas as mudanças sofridas na Índia e na própria
Arte da Dança, essas duas coisas, Devoção e Religiosidade, ainda continuam a existir
como dois fortes pilares que sustentam estas tradições milenares e desenham
sua história dentro e fora da Índia, até
chegar aos dias de hoje.
Até chegar aqui, no Brasil, onde um número cada vez maior de adeptos se aventura
a estudar e praticar essas formas de dança ainda que seu universo cultural
seja tão distante do nosso. O que
motiva essas pessoas?
Dentre muitas possibilidades de resposta, podemos destacar uma: o profundo sentido ritualístico que existe nessas danças
e que pode ser captado por qualquer
ser humano sensível,
independentemente de sua cultura ou língua.
Este espetáculo se propõe a refletir
esse universo trazendo aos palcos o que há de mais
representativo no Estilo de Dança Clássica
Indiana conhecido como Bharatanatyam, revelando toda sua dimensão
poética, estética, filosófica e ritual.
A miçanga, todos as veem. Ninguém
nota o fio que, em colar vistoso, vai compondo as miçangas. Também assim é a voz
do poeta: um fio de silêncio costurando o tempo.
(Mia Couto)
Com: Laís Schalch, Rafael Lemos, Irani Cippiciani, Mariana Cordeiro e Barbara Vale. Teatro Commune - 19/12/2016 Foto: Érico Cippiciani |
VANDANAM TE
é um espetáculo que, através da arte da dança, busca
resgatar nossa
conexão com
esferas mais
sensíveis e sutis da existência humana. Algo que nos relembre nossa essência
comum e imutável, e nos
sirva de farol e acalento
em tempos tão duros e sombrios.
É também uma homenagem singela ao próprio artista, o poeta que, ao longo dos
tempos, auxilia no processo de depuração da alma humana com seu trabalho diligente. O ponto forte deste espetáculo é sua costura
coletiva, feita por muitas miçangas ligadas pelo fio invisível do amor e
dedicação a esta forma milenar de arte. As coreografias unidas por narrações e
pequenas passagens teatrais formam um todo indivisível, como um intrincado bordado que, de
modo gradativo e delicado, vai ganhando vida e revelando significados e belezas
inesperadas que culminam numa grande revelação:
Eu dormia e
sonhava que a vida era alegria. Despertei e vi que a vida era serviço. Servi e
aprendi que o serviço era a alegria.
(Rumi)
Com: Laís Schalch, Mariana Cordeiro e Barbara Vale. Teatro Commune - 19/12/2016 Foto: Érico Cippiciani |
O espetáculo conta com uma
abertura ou ‘Vandanam’ composta por uma coreografia-oração cantada ao vivo e
seguida de três danças coletivas saudando as divindades, os mestres de todas as
tradições e linhagens e toda a humanidade. Segue-se então uma série de solos,
duos e trios onde todos os aspectos técnicos-expressivos do estilo podem ser
apreciados, bem como a interpretação e o estilo de cada bailarino
individualmente, a importância de cada miçanga para a forma perfeita do
colar... Todas as coreografias são precedidas de pequenas narrações e
pantomimas que vão dando vida à trama do colar, seus padrões e desenhos. Ao
final, o conjunto volta a se formar revelando a delicadeza do colar acabado, a
contribuição de cada artista na construção deste todo poético. O grupo
apresenta então o item de encerramento do espetáculo ou ‘Mangalam’, seguido de
um agradecimento de tirar o fôlego, dançado em alta velocidade, sobre uma Tala
(sílabas cantadas que marcam o ritmo) muito complexa e vibrante. O colar agora
pode ser inteiramente apreciado, unido pelo esforço dos artistas e o olhar
sensível da audiência.
O BHARATANATYAM é originário de Tamil Nadu, no sul da Índia e é caracterizado por movimentos geométricos, vigorosos e simétricos; construídos sobre uma tala (padrão rítmico executado pelos pés) muito complexa e precisa. É uma dança vibrante e sóbria que encanta justamente por sua altivez, mesclando elementos de dança abstrata e expressiva, para criar uma combinação perfeita entre dança, teatro, literatura e música.
Com: Laís Schalch, Rafael Lemos, Irani Cippiciani, Mariana Cordeiro e Barbara Vale.
Teatro Commune - 19/12/2016 Foto: Érico Cippiciani
Teatro Commune - 19/12/2016 Foto: Érico Cippiciani
FICHA TÉCNICA
Espetáculo: Vandanam Te – Oferecemos nossas preces a
você
Com: Núcleo Prema
Direção: Irani Cippiciani
Operação de Luz e Som: Edilson Castanheira
Bailarinos: Barbara Vale, Irani Cippiciani, Laís Schalch, Mariana Cordeiro, Rafael Lemos
Bailarinos: Barbara Vale, Irani Cippiciani, Laís Schalch, Mariana Cordeiro, Rafael Lemos
Estilo: Dança Clássica Indiana (Bharatanatyam)
Duração: 60 min.
Faixa-Etária: livre
Duração: 60 min.
Faixa-Etária: livre
CLIPPING
Sesc Bom Retiro:
Sesc Santo Amaro:
PROPOSTA DE WORKSHOP
INTRODUÇÃO AO ESTILO BHARATANATYAM
DANÇA CLÁSSICA INDIANA
O BHARATHANATYAM é originário do estado de Tamil Nadu, no sul da Índia, e existe há mais de 3.000 mil anos. Esta forma de dança nasceu dentro dos templos e era realizada pelas “Devadasis” ou servas de Deus, em cerimônias e rituais religiosos. É considerando um dos estilos de dança indiana mais antigos e muito apreciado dentro e fora da Índia. Este estilo é caracterizado por movimentos geométricos, vigorosos e simétricos; construídos sobre uma tala (padrão rítmico executado pelos pés) muito complexa e precisa. O Bharatanatyam é uma dança vibrante e sóbria que encanta justamente por sua altivez. Assim como em todos os estilos clássicos, o Bharathanatyam também mescla elementos de dança abstrata e expressiva (hastas: gestos de mão e Abhinayas: expressões faciais), criando uma combinação perfeita entre dança, teatro, poesia e música.
Esta oficina se propõe a transmitir aos seus participantes os fundamentos do estilo BHARATANATYAM. O treinamento consiste em 5 aspectos que deverão ser abordados durante o período de realização do projeto, não necessariamente na ordem descrita abaixo. São eles:
Adavus: elemento técnico da dança que compreende o treinamento dos movimentos e posturas característicos do estilo.
Talas: elemento rítmico da dança caracterizado pela repetição de sílabas enquanto se executam os movimentos.
Hastas: estudo da linguagem gestual codificada que acompanha a execução dos movimentos e que tem especial relevância nas danças dramáticas, onde a bailarina conta uma história.
Abhinayas: estudo das expressões faciais dentro da dança indiana e do estilo especificamente.
Mitologia Hindu: contextualização da dança dentro da cultura hindu.
Coreografia: criação de uma coreografia onde todos os elementos técnicos aprendidos em aula poderão ser utilizados.
· DURAÇÃO: 1 encontro com 2 horas de duração.
· Nº DE VAGAS: 20 a 25 pessoas, a depender do tamanho do espaço de aula.
· PÚBLICO-ALVO: pessoas a partir de 12 anos.
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