Vandanam Te

Apresenta

VANDANAM TE
OFERECEMOS NOSSAS PRECES À VOCÊ

Foto: Érico Cippiciani

Assista na íntegra:
https://www.youtube.com/watch?v=dIMtOFmhpkc

Com: Laís Schalch, Rafael Lemos, Irani Cippiciani, Mariana Cordeiro e Barbara Vale.
Teatro Commune - 19/12/2016 Foto: Érico Cippiciani



ESPETÁCULO EM GRUPO
ESTILO BHARATANATYAM

Na Índia existe uma expressão comumente repetida pelos bailarinos que diz: “Nós somos apenas o veículo, quem dança é Deus”. Nesta simples frase está contida uma das verdades mais significativas acerca das Danças Clássicas Indianas: seu profundo sentido de Religiosidade e Devoção.
Através dos milhares de anos e de todas as mudanças sofridas na Índia e na própria Arte da Dança, essas duas coisas, Devoção e Religiosidade, ainda continuam a existir como dois fortes pilares que sustentam estas tradições milenares e desenham sua história dentro e fora da Índia, até chegar aos dias de hoje.
Até chegar aqui, no Brasil, onde um número cada vez maior de adeptos se aventura a estudar e praticar essas formas de dança ainda que seu universo cultural seja tão distante do nosso. O que motiva essas pessoas? Dentre muitas possibilidades de resposta, podemos destacar uma: o profundo sentido ritualístico que existe nessas danças e que pode ser captado por qualquer ser humano sensível, independentemente de sua cultura ou língua.
Este espetáculo se propõe a refletir esse universo trazendo aos palcos o que de mais representativo no Estilo de Dança Clássica Indiana conhecido como Bharatanatyam, revelando toda sua dimensão poética, estética, filosófica e ritual.


A miçanga, todos as veem. Ninguém nota o fio que, em colar vistoso, vai compondo as miçangas. Também assim é a voz do poeta: um fio de silêncio costurando o tempo.
(Mia Couto)

Com: Laís Schalch, Rafael Lemos, Irani Cippiciani, Mariana Cordeiro e Barbara Vale.
Teatro Commune - 19/12/2016 Foto: Érico Cippiciani


VANDANAM  TE  é um espetáculo que, através da arte da dança, busca  resgatar  nossa  conexão  com  esferas  mais  sensíveis  e  sutis  da existência humana. Algo que nos relembre nossa essência comum e imutável, e nos sirva de farol e acalento em tempos tão duros e sombrios. É também uma homenagem singela ao próprio artista, o poeta que, ao longo dos tempos, auxilia no processo de depuração da alma humana com seu trabalho diligente. O ponto forte deste espetáculo é sua costura coletiva, feita por muitas miçangas ligadas pelo fio invisível do amor e dedicação a esta forma milenar de arte. As coreografias unidas por narrações e pequenas passagens teatrais formam um todo indivisível, como um intrincado bordado que, de modo gradativo e delicado, vai ganhando vida e revelando significados e belezas inesperadas que culminam numa grande revelação:


Eu dormia e sonhava que a vida era alegria. Despertei e vi que a vida era serviço. Servi e aprendi que o serviço era a alegria.  (Rumi)

Com: Laís Schalch, Mariana Cordeiro e Barbara Vale.
Teatro Commune - 19/12/2016 Foto: Érico Cippiciani



O espetáculo conta com uma abertura ou ‘Vandanam’ composta por uma coreografia-oração cantada ao vivo e seguida de três danças coletivas saudando as divindades, os mestres de todas as tradições e linhagens e toda a humanidade. Segue-se então uma série de solos, duos e trios onde todos os aspectos técnicos-expressivos do estilo podem ser apreciados, bem como a interpretação e o estilo de cada bailarino individualmente, a importância de cada miçanga para a forma perfeita do colar... Todas as coreografias são precedidas de pequenas narrações e pantomimas que vão dando vida à trama do colar, seus padrões e desenhos. Ao final, o conjunto volta a se formar revelando a delicadeza do colar acabado, a contribuição de cada artista na construção deste todo poético. O grupo apresenta então o item de encerramento do espetáculo ou ‘Mangalam’, seguido de um agradecimento de tirar o fôlego, dançado em alta velocidade, sobre uma Tala (sílabas cantadas que marcam o ritmo) muito complexa e vibrante. O colar agora pode ser inteiramente apreciado, unido pelo esforço dos artistas e o olhar sensível da audiência.


O   BHARATANATYAM   é originário de Tamil Nadu, no sul da Índia e é caracterizado por movimentos geométricos, vigorosos e simétricos; construídos sobre uma tala (padrão rítmico executado pelos pés) muito complexa e precisa. É uma dança vibrante e sóbria que encanta justamente por sua altivez, mesclando elementos de dança abstrata e expressiva, para criar uma combinação perfeita entre dança, teatro, literatura e música.

Com: Laís Schalch, Rafael Lemos, Irani Cippiciani, Mariana Cordeiro e Barbara Vale.
Teatro Commune - 19/12/2016 Foto: Érico Cippiciani


FICHA TÉCNICA

Espetáculo: Vandanam Te Oferecemos nossas preces a você
Com: Núcleo Prema
Direção: Irani Cippiciani
Operação de Luz e Som: Edilson Castanheira  
Bailarinos:  Barbara Vale, Irani Cippiciani, Laís Schalch, Mariana Cordeiro, Rafael Lemos
Estilo: Dança Clássica Indiana (Bharatanatyam)  
Duração: 60 min.
Faixa-Etária: livre

CLIPPING

Sesc Bom Retiro:

Sesc Santo Amaro:



PROPOSTA DE WORKSHOP
INTRODUÇÃO AO ESTILO BHARATANATYAM
DANÇA CLÁSSICA INDIANA

Com: Irani Cippiciani
Teatro Commune - 19/12/2016 
Foto: Érico Cippiciani




O BHARATHANATYAM é originário do estado de Tamil Nadu, no sul da Índia, e existe há mais de 3.000 mil anos. Esta forma de dança nasceu dentro dos templos e era realizada pelas “Devadasis” ou servas de Deus, em cerimônias e rituais religiosos. É considerando um dos estilos de dança indiana mais antigos e muito apreciado dentro e fora da Índia. Este estilo é caracterizado por movimentos geométricos, vigorosos e simétricos; construídos sobre uma tala (padrão rítmico executado pelos pés) muito complexa e precisa. O Bharatanatyam é uma dança vibrante e sóbria que encanta justamente por sua altivez. Assim como em todos os estilos clássicos, o Bharathanatyam também mescla elementos de dança abstrata e expressiva (hastas: gestos de mão e Abhinayas: expressões faciais), criando uma combinação perfeita entre dança, teatro, poesia e música.



Esta oficina se propõe a transmitir aos seus participantes os fundamentos do estilo BHARATANATYAM. O treinamento consiste em 5 aspectos que deverão ser abordados durante o período de realização do projeto, não necessariamente na ordem descrita abaixo. São eles:


Adavus: elemento técnico da dança que compreende o treinamento dos movimentos e posturas característicos do estilo.


Talas: elemento rítmico da dança caracterizado pela repetição de sílabas enquanto se executam os movimentos.


Hastas: estudo da linguagem gestual codificada que acompanha a execução dos movimentos e que tem especial relevância nas danças dramáticas, onde a bailarina conta uma história.

Abhinayas: estudo das expressões faciais dentro da dança indiana e do estilo especificamente.

Mitologia Hindu: contextualização da dança dentro da cultura hindu.

Coreografia: criação de uma coreografia onde todos os elementos técnicos aprendidos em aula poderão ser utilizados.






· DURAÇÃO: 1 encontro com 2 horas de duração.

· Nº DE VAGAS: 20 a 25 pessoas, a depender do tamanho do espaço de aula.

· PÚBLICO-ALVO: pessoas a partir de 12 anos.





Nenhum comentário:

Postar um comentário