terça-feira, 29 de setembro de 2015
terça-feira, 28 de julho de 2015
quinta-feira, 9 de julho de 2015
segunda-feira, 15 de junho de 2015
Na Virada Cultural
Nos dias 20 e 21 de junho o Núcleo Prema apresentará dois espetáculos diferentes na Virada Cultural, no Sesc Bom Retiro. As apresentações são gratuitas e todos são bem vindos. Para informações mais detalhadas, acesse o site do Sesc:
quinta-feira, 9 de abril de 2015
Mini-Temporada do espetáculo 'Orè Yèyè O, Oxum Tarangam' em São Paulo
RELEASE
“ORÈ YÈYÈ O, OXUM TARANGAM”
ESPETÁCULO DE DANÇA-TEATRO ONDE O BRASIL ENCONTRA A ÍNDIA
MINI TEMPORADA EM SÃO PAULO
Uma coprodução Brasil/Índia representada pelo Núcleo
Prema e a Triveni School of Classical Dances, com apoio do Ministério da Cultura
(Programa de Intercâmbio e Difusão Cultural – SEFIC), produzido em 2013.
“Orè Yèyè O, OxumTarangam” é um solo
coreografado por Maya Vinayan (Índia) e interpretado por Irani Cippiciani
(Brasil), atriz e bailarina que há 15 anos dedica-se à pratica das danças
clássicas indianas nos estilos Bharatanatyam, Kuchipudi e Mohiniyattam.
Este espetáculo propõe uma fusão entre as culturas
brasileira e indiana. Tradicionalmente, as danças indianas narram diversas
histórias da mitologia hindu. O diferencial deste espetáculo consiste
justamente em utilizar esta estrutura dramática para contar histórias
provenientes de nossa cultura.
Para tanto, escolhemos a mitologia afro-brasileira
e dentro dela diversos mitos do Orixá Oxum. O espetáculo segue a estrutura do
estilo de dança dramática indiano conhecido como Kuchipudi e da música Carnática,
próprios do sul da Índia. A trilha sonora original foi composta especialmente
para esta produção por músicos indianos e é cantada em português favorecendo um
contato mais direto entre a plateia e esta tradição milenar de ‘contar
histórias através do corpo’.
Datas:
17, 18 e 18/04
Horário:
6ª e Sab às 21h e Dom às 20h
Local:
Centro de Referência da Dança da Cidade de São
Paulo
Endereço:
Baixos do Viaduto do
Chá, s/n, Galeria Formosa
Duração: 30 minutos
Ingressos: Entrada Franca
Indicação
Etária: maiores de 12
anos
ELENCO
Concepção
Geral: Irani Cippiciani
Música e Letra: Irani Cippiciani
Coreógrafa: Maya Vinayan
Dançarina: Irani Cippiciani
Música e Letra: Irani Cippiciani
Coreógrafa: Maya Vinayan
Dançarina: Irani Cippiciani
Músicos:
Mridangam: K. S. Sudhaman
Flauta: S. Sunil Kumar
Veena: Mudikondan Ramesh
Nattuvangam: Maya Vinayan
Voz: Irani Cippiciani
Flauta: S. Sunil Kumar
Veena: Mudikondan Ramesh
Nattuvangam: Maya Vinayan
Voz: Irani Cippiciani
Iluminação:
Camila Trindade
Realização:
Núcleo Prema e Triveni School of Classical Dances
terça-feira, 25 de novembro de 2014
Workshop de Férias: Kuchipudi - Dança Clássica Indiana
O KUCHIPUDI surgiu na Vila de Kuchelapuram no estado de Andra Pradesh, no sul da Índia. Este estilo consolidou-se no séc. 17, com o advento do movimento Bhakti, sob o comando de Siddhendra Yogi. Inicialmente, era executado somente por homens em apresentações coletivas de caráter teatral. Apenas no séc. XX passou a ser praticado por mulheres e aproximou-se do universo das danças dramáticas indianas. O Kuchipudi é marcado pelo virtuosismo, pelas poses esculturais, pelos giros e pulos e pela agilidade de suas composições. O item de resistência do Kuchipudi é o Taragam, executado sobre um prato de cobre e com um pote de água na cabeça. Este item tem um significado espiritual para os praticantes: “Assim como o dançarino move-se no palco indiferente às dificuldades, do mesmo modo nós devemos nos mover em nossas vidas indiferentes aos problemas e preocupações”.
O workshop será dividido em três momentos distintos:
• Parte Teórica: apresentação do estilo e de suas características específicas;
• Parte Prática: aprendizado de alguns dos movimentos (adavus) que compõem o estilo, incluindo os gestos de mão (hastas) e as expressões faciais (abhinayas)
• Coreografia: realização de uma pequena coreografia a partir dos exercícios praticados;
• Parte Prática: aprendizado de alguns dos movimentos (adavus) que compõem o estilo, incluindo os gestos de mão (hastas) e as expressões faciais (abhinayas)
• Coreografia: realização de uma pequena coreografia a partir dos exercícios praticados;
Este workshop é indicada para:
• Maiores de 15 anos, com ou sem experiência anterior em dança;
• A atividade não é recomendada para pessoas que tenham problemas nos joelhos e nas articulações como um todo;
• A atividade não é recomendada para pessoas que tenham problemas nos joelhos e nas articulações como um todo;
Informações Gerais:
• Dia: 31/01/2015 (sábado)
* Duração: 3 horas (10h - 13h)
• Vagas: 15 (mínimo de 5 interessados)
• Investimento: R$ 150,00
* Duração: 3 horas (10h - 13h)
• Vagas: 15 (mínimo de 5 interessados)
• Investimento: R$ 150,00
* Local de realização: Espaço Cultural Caldeirão
Rua Dona Layr Costa Rego, 85b Jd. Peri-Peri (Butantã) / SP
Contato:
nucleoprema@hotmail.com;
(11) 98109-9090
INSCRIÇÕES ABERTAS
sexta-feira, 14 de novembro de 2014
Workshop de Férias - Abhinaya: a construção de um corpo narrativo
Workshop
de Abhinaya
A construção de um corpo narrativo
Com Irani Cippiciani
A construção de um corpo narrativo
Figura 1 – Irani
Cippiciani em apresentação de Kuchipudi fazendo Adbuta Rasa. Fonte: arquivo
pessoal.
OBJETIVOS
CONTEÚDOS
- Estudo teórico sobre o Natyasastra e os conceitos de Bhava e Rasa;
- Estudo teórico-prático dos quatro
grandes grupos de Abhinaya:
angikabhinaya, vachikabhinaya, sattvikabhinaya e aharyabhinaya.
- Estudo aplicado da técnica do Abhinaya segundo desenvolvido por Kalanidhi Narayanan;
- Hastas: os gestos de mão como instrumento
expressivo;
- Navarasas: as expressões faciais como
instrumento expressivo;
- Ashtanayikas: os oito tipos de heroínas;
- Criação
e Composição Coreográfica: experimentações cênicas a partir do contato com
a técnica;
DURAÇÃO: 12 horas (3 encontros com 4h de duração
cada)
PERÍODO: Dias 17, 24 e 31/01 (sábados das 14h às 18h)
LOCAL: Espaço Cultural Caldeirão (Rua Dona Layr Costa
Rego, 85b Jd. Peri-Peri (Butantã)/SP)
Nº VAGAS: 6 (número mínimo para realização da
oficina: 3 interessados)
INVESTIMENTO: 3 parcelas de R$ 150,00 ou à vista R$ 400,00.
GALERIA
DE FOTOS
Figura
2 – Exemplo de exercício respiratório inicial. Fonte: arquivo pessoal.
Figura
3 e 4 – Exemplos de treinamento para os olhos em grupo num estágio inicial de
treinamento.
Deslizar
de um lado a outro (sachee drusti). Fonte: arquivo pessoal.
Figura
5 – Praticantes experimentando criar gestos para um trecho de poema. Fonte:
arquivo pessoal.
Figuras
6 e 7 – Intérprete experimentando a relação entre gesto, expressão facial e
movimentação corporal
a partir do poema 'Retrato' de Cecília Meireles. Fonte: arquivo pessoal.
Figura
8 – Roda de conversa com participantes do workshop de Abhinaya realizado no
Espaço Caldeirão.
Discussão
sobre a escolha dos poemas e como abordá-los. Fonte: arquivo pessoal.
CURRÍCULO
Irani Cippiciani é atriz e bailarina formada em Artes
Cênicas pela ECA/USP e Mestre em Artes da Cena pelo IA/UNICAMP com a
dissertação ‘ABHINAYA: a construção
de um corpo narrativo -
O elemento expressivo do
teatro e da dança clássica na Índia’.
Há 20 anos trabalha junto ao Grupo
Caldeirão, companhia teatral com 27 anos de existência. Desde 1999
dedica-se ao estudo e prática das danças indianas: Bharatanatyam, Kuchipudi, Mohiniyattam e Devarattam. Em 2007 fundou o Núcleo
Prema com o intuito de promover um intercâmbio entre as culturas indiana e
brasileira. Já realizou inúmeras viagens à Índia, onde estudou com os gurus Srimathi Kalamandalam Sumathi, Srimathi Priyadarsini Govind – discípula de Srimathi Kalanidhi Narayanan, Srimathi
Maya Vinayan e Nellai Manikandam.
REFERÊNCIAS
BIBLIOGRÁFICAS
BEHERA, Nruta Guru
Dr. Manoj Ku. Mudra Biniyoga Prakriya. Cuttack:
Jugal Debata, 2008.
BHARATAMUNI. The
Natya Sastra. (Translated into English by a board of scholars). New Delhi: Sri Satguru Publications,
1986.
COOMARASWAMY,
Ananda. “Introduction”. In: NANDIKESVARA. Abhinayadarpanan.
A Manual of Gesture and Posture used in Ancient Dance and Drama.
Translation M. Ghosh. New Delhi:
Manisha, 2006.
_____. The
dance of Shiva. Essays of Indian Art and Culture. Toronto: General
Publishing Company, 1985.
_____. The
mirror of gesture being the Abhinaya Darpana. New Delhi: Munshiram
Manoharlal Publishers, 1970.
KRISHNA RAO, U.
S. Dictionary of Bharatanatyam. Chennai: Orient Longman, 1980.
RAMM-BONWIT,
Ingrid. Mudras: as mãos como símbolo do
cosmo. São Paulo: Editora
Pensamento, 1987.
SCHERER,
Jacques. “Bharata, a criação do teatro”. In:
BORIE, Monique et al. Estética teatral. Textos de Platão a Brecht. Tradução
Helena Barbas. Portugal: Calouste Gulbenkian, 1996. p 31-38.
SRINIVASAN, Amrit (Ed.). Approaches to Bharata´s Natyasastra. New Dellhi:
Sangeet Natak Akademi and Hope India Publications, 2007.
VAIDYANATHAN,
Saroja. Bharatanatyam an in-depth study. New Delhi: Ganesa Natyalaya, 1996.
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