segunda-feira, 20 de outubro de 2014

DIWALI - Festival das Luzes




 
 
 

A DEUSA LAKSHMI E O DIWALI

 
Uma vez ao ano, as pessoas enchem suas casas de lamparinas, incensos, flores e perfumes. Uma vez ao ano as pessoas vestem suas melhores roupas e enfeites para celebrar o Diwali, a Festa das Luzes, que representa a vitória das forças do bem sobre as forças do mal, que existem não só no mundo exterior, mas dentro de cada um de nós. 
Uma Deusa Hindu é especialmente louvada nesta ocasião que, para muitos, simboliza o início de um novo ciclo espiritual, como um Ano Novo que se inicia. 
Esta Deusa é Lakshmi: a personificação da beleza, da fartura, da generosidade, da riqueza e da fortuna. Ela é comumente representada sentada sobre uma flor de lótus, segurando flores de lótus e um cântaro repleto de moedas de ouro nas mãos. 
Ela é a própria representação da Vitória e do Sucesso e por isso sua figura foi associada à celebração do Diwali. 
Existem muitas lendas para explicar seu nascimento, mas uma delas conta que, certo dia, Indra, o Rei dos Deuses, perdeu todos os seus poderes e envelheceu. Desesperado ele foi pedir a Brahma, o deus da criação, que o ajudasse a reverter àquela situação. 
Brahma, pouco podia fazer e aconselhou Indra a procurar o Deus Vishnu, o mantenedor do universo, alegando que somente ele saberia como resolver a questão. 
Após ouvir as súplicas de Indra, Vishnu disse bem calmamente:
- A solução é agitar o poderoso oceano de leite, até que se forme o Amrita: o néctar da juventude e da força eternas!
Indra ficou ainda mais desesperado: como chacoalhar um oceano inteiro? Com o apoio dos demais Deuses eles decidiram utilizar a Montanha Mandara e a Serpente Vasuki para bater o oceano de leite até transformá-lo em Amrita. Vishnu se transformou numa tartaruga e auxiliou no processo de movimentação da montanha até o oceano. 
Com tanta agitação, os demônios acordaram e também quiseram compartilhar do néctar da juventude e força eternas! E como os Deuses sabiam que não poderiam bater todo o oceano sozinhos, resolveram aceitar a ajuda dos demônios. 
Assim, juntos, Deuses e Demônios, agitaram o oceano de leite até que seus braços estivessem muito feridos. Nesse instante receberam do oceano 14 preciosos presentes e o último deles foi a Deusa Lakshmi, sentada sobre um lótus, trazendo em suas mãos a Amrita ou Ambrosia, para nós.
Vishnu encantou-se profundamente pela Deusa Lakshmi e fez dela sua esposa. Toda vez que ele desce ao mundo, Lakshmi também vem ao seu lado: é que não há como preservar a vida na terra sem que a prosperidade se faça presente para todos!
Indra recuperou sua força e juventude e, como era esperado, a Amrita causou uma grande guerra entre os Deuses e os Demônios. Shiva, o deus da destruição, teve que ser chamado para resolver o problema. Mas isso... é uma história que fica para outro dia!


2 comentários: